Features


Imagem 0 - Cabine
Cabine

A cabine do Arocs mostra o que distingue um posto de trabalho moderno. Com ergonomia exemplar, grande funcionalidade e muitos outros detalhes novos e práticos, que tornam o trabalho árduo simplesmente mais fácil. A cabine ficou mais confortável e funcional, com 2 porta-objetos grandes atrás dos bancos e uma pistola de ar comprimido para o motorista fazer a limpeza após a troca dos turnos de trabalho.

Merece destaque o seu painel moderno e prático, display com tela de 10,4 cm em TFT, além de volante multifuncional, banco pneumático com várias regulagens e cinto de segurança integrado, freio de estacionamento eletrônico, chaves com controle remoto, alavanca de marcha na coluna de direção, ar-condicionado analógico ou digital, preparação para câmera de ré e PX, entre outros itens.

Tudo isso para proporcionar o maior conforto e praticidade ao operador, aumentando sua produtividade.


Imagem 1 - Itens de Segurança
Itens de Segurança

Nova Cabine: Com conceito célula de sobrevivência, é uma cabine com estrutura reforçada e testada para proteger o motorista e que atende à legislação ECE R29 de segurança.

Retarder Voith - Oferece cerca de 900 cv de potência máxima de frenagem, com mais segurança e menos manutenção na mineração. Reduz em 70% o acionamento do freio de serviço e possibilita maior velocidade média de trabalho.

EBS + ABS + ASR + EBD - O sistema EBS – Electronic Brake System é responsável pelo gerenciamento de controle e monitoramento do sistema de freio do Arocs, no qual estão integrados o sistema ABS – Antitravamento das Rodas, o sistema ASR – Controle de Tração, e o sistema EBD, de Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem Entre os Eixos. Todos estes sistemas integrados proporcionam maior segurança ao motorista na condução do veículo, além de contribuírem para a redução dos desgastes dos pneus.

HSA – Assistente de Partida em rampa - Uma tecla no painel aciona o freio por até 3 segundos, para que o motorista possa tranquilamente começar a aceleração sem que o caminhão ande no sentido oposto ao desejado.

Freio de Estacionamento Eletrônico - Oferece maior segurança na operação e minimiza eventuais acidentes. De fácil manuseio, com acionamento por botão e alavanca e ativação automática quando o motor é desligado e /ou a porta do motorista for aberta involuntariamente com o veículo em movimento. Atua em 3 eixos do caminhão (2º eixo dianteiro e nos 2 traseiros). O Arocs também tem aviso sonoro de marcha a ré e de parada de emergência, e tem disponível uma preparação para instalação de câmera de ré, com a tela do painel já configurada para receber e transmitir a imagem.

Imagem 2 - Para-choques e Faróis
Para-choques e Faróis

O para-choque do Arocs é tripartido e com os cantos em aço-carbono. Por ser segmentado, em uma eventual quebra, é possível substituir somente a parte que quebrou.

No conjunto óptico, está integrada a “luz diurna” em LED, que acende automaticamente assim que o motorista dá a partida no caminhão.


Imagem 3 - Pneus OTR e rodas reforçadas
Pneus OTR e rodas reforçadas

Um dos diferenciais do caminhão, essa roda especial e mais reforçada é produzida com uma liga de aço de alta resistência e tem capacidade de carga de 5 toneladas por roda.

Além disso, temos os pneus OTR na medida 325/95 R 24, que possuem um perfil com sulcos mais profundos que proporcionam uma maior aderência ao solo e tração aos eixos. Conjunto perfeito para os terrenos irregulares.


Imagem 4 - Sistema Elétrico
Sistema Elétrico

Os chicotes elétricos do chassi foram desenvolvidos exclusivamente para os ambientes da mineração, com uma capa de proteção corrugada em maior parte de sua extensão e seus conectores reforçados e bastante vedados.

Desenvolvido pensando em proteger a fiação contra poeiras e outras sujeiras do ambiente e possíveis atritos com as longarinas do chassi causados pela vibração excessiva do caminhão na operação.


Imagem 5 - Suspensão
Suspensão

Suspensão dianteira e sistema de direção

Mais robustez e eficiência com uma condução suave e segura para o motorista. Composta por molas parabólicas de 4 lâminas possui uma capacidade de carga de 9 toneladas cada conjunto e suas molas são independentes e fixadas por jumelos, com um mecanismo bem mais simples que a versão anterior e com maior durabilidade e facilidade de manutenção. O sistema de direção possui apenas 1 bomba de alta capacidade e cilindro auxiliar com 82mm de diâmetro. Proporcionando um sistema mais eficiente e robusto.

Suspensão traseira

A suspensão traseira também é composta por molas parabólicas e ficou ainda mais robusta por suas lâminas estarem mais largas. Possui apoios de borrachas nas extremidades que proporcionam maior absorção de impactos devido a irregularidades da estrada e menor ruído, além de barras estabilizadoras mais reforçadas proporcionando maior rigidez e estabilidade ao caminhão.

Imagem 6 - Motor OM 460
Motor OM 460

Produzido no Brasil, o motor do Arocs é o OM 460 de 13 litros com 6 cilindros em linha, com 510 cv de potência e um torque de 2.400 Nm. Esse motor também é utilizado nos veículos Actros rodoviários da Mercedes-Benz e sendo muito fácil encontrar suas peças nas concessionárias, além da confiabilidade herdada do OM 457.

Sua manutenção é muito simples, e o custo de reparo é baixo, já que seu intervalo de troca de óleo foi aumentado para 1.000 horas com óleo mineral.


Imagem 7 - Câmbio G 340 - 12
Câmbio G 340 - 12

O câmbio disponível para o Arocs é o Mercedes G 340 de 12 marchas, sem anéis sincronizados, e sua automação foi totalmente desenvolvida para operações de mineração. Vem com muita tecnologia embarcada, força e inteligência, e suas trocas de marchas estão muito mais rápidas e muito mais precisas. Sua tecnologia permite operação 100% no modo Automatizado, inclusive em aclives com o veículo carregado. Em caso de uma pane elétrica, entra em modo de emergência e automaticamente engata a 1ª marcha. Apresenta 3 modos de operação: standard, economy e power off-road. Equipado de série com o auxílio de partida em rampa, proporcionando mais segurança e produtividade na operação. Nova Tomada de Força A tomada de força também foi otimizada. Seu tempo de acoplamento no câmbio está bem mais rápido, e sua velocidade angular está maior, permitindo mais rapidez no basculamento a uma menor rotação do motor (950 rpm), o que gera mais produtividade e economia de combustível. Freio Auxiliar Retarder Retarder Voith oferecendo cerca de 900 cv de potência máxima de frenagem, mais segurança e menos manutenção na mineração. Reduz em 70% o acionamento do freio de serviço e oferece maior velocidade média de trabalho. Eixos Traseiros Os eixos traseiros MB HD7 e HL7, são consagrados no mercado pela sua força, robustez e resistência, que confere ao Arocs uma maior força em arrancadas e permitiu um aumento na capacidade máxima de tração (CMT) para 150 toneladas, além dos intervalos de troca de óleo também estarem maiores.


Imagem 8 - AROCS É O CAMINHÃO NASCIDO DA FORÇA
AROCS É O CAMINHÃO NASCIDO DA FORÇA

Arocs é a tecnologia que nasceu da força e chegou para trazer inovação e muito mais robustez para as operações mais pesadas, na mineração e na construção civil.

O novo caminhão 8x4 da Mercedes-Benz tem 58 toneladas de PBT de capacidade e vai ser a referência nas utilizações mais desafiadoras, destacando-se pela disponibilidade e produtividade por tonelada transportada.

Pura evolução: capacidade do Arocs

Produtividade e capacidade de carga são dois pontos imbatíveis do Arocs.

Desenvolvido especialmente para o trabalho pesado, os itens de série permitem que o modelo se destaque na categoria, com seu PBT de 58 toneladas, capacidade de carga dos eixos dianteiros de 9 toneladas por eixo e, na traseira, 20 toneladas por eixo.

O Arocs evoluiu muito em relação ao Actros 4844. Aumento de 10 toneladas no PBT, cabine estendida mais espaçosa, motor OM 460 produzido no Brasil com maior potência e torque, e a simplicidade do sistema de fixação das suspensões dianteiras, entre outras inovações.

Inovações que fazem a diferença

Desenvolvido pensando no trabalho mais pesado, o Arocs conta com itens de série essenciais para o seu negócio.

Versões


Arocs 8X4 de 58 Toneladas

Arocs 8X4 de 58 Toneladas
Dimensões
3.699
Altura (mm)
(1⁰-2 ⁰ -3 ⁰ - 4 ⁰): 2.000+2.500+1.450
Distância entre-eixos
15⁰ / 17⁰
Ângulo de entrada
30⁰ / 30⁰
Ângulo de saída
8.200
Comprimento total
2.505
Largura (mm)
16.853 / 45.853
Carga útil máxima + equip
Peso
12.000 / 9.000+9.000
Eixo dianteiro
17.000 / 20.000+20.000
Eixo traseiro
29.000 / 58.000
Peso bruto total (PBT) - homologado
Motor
MB OM 460 LA • BlueTec5 • 13 lts. • PROCONVE P-7
Fabricante/modelo
6 cil. em linha
Nº de cilindros/cilindrada (cm³)
510 cv (375 KW) @ 1.800 rpm
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
2.400 Nm (245 mkgf) @ 1.100 rpm
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
BlueTec5
Sistema de Injeção
Transmissão
MB G 340-12 Mercedes PowerShift
Fabricante/modelo
Automatizada
Tipo/acionamento
Relação 1ᵃ e última - [12] 12,79 e 0,78
Nº de marchas
Sistema elétrico
220Ah
Tipo de bateria
28V / 150A
Alternador
24V | (2x12V)
Tensão nominal
Embreagem
Bidisco, diâmetro 400 mm
Diâmetro do disco (mm)
Eixo Traseiro Motriz
MB HL2
Fabricante/modelo
i=4,30 / i=3,91* / =4,30
Relação de redução
Freios
Convencional + Top Brake
Freio de serviço
Freio de estacionamento eletrônico com ativação automática (2º, 3º e 4º eixos)
Freio de Estacionamento
Curta Estendida
Disponível

Arocs 8X4 de 58 Toneladas
Dimensões
3.699
Altura (mm)
(1⁰-2 ⁰ -3 ⁰ - 4 ⁰): 2.000+2.500+1.450
Distância entre-eixos
15⁰ / 17⁰
Ângulo de entrada
30⁰ / 30⁰
Ângulo de saída
8.200
Comprimento total
2.505
Largura (mm)
16.853 / 45.853
Carga útil máxima + equip
Peso
12.000 / 9.000+9.000
Eixo dianteiro
17.000 / 20.000+20.000
Eixo traseiro
29.000 / 58.000
Peso bruto total (PBT) - homologado
Motor
MB OM 460 LA • BlueTec5 • 13 lts. • PROCONVE P-7
Fabricante/modelo
6 cil. em linha
Nº de cilindros/cilindrada (cm³)
510 cv (375 KW) @ 1.800 rpm
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
2.400 Nm (245 mkgf) @ 1.100 rpm
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
BlueTec5
Sistema de Injeção
Transmissão
MB G 340-12 Mercedes PowerShift
Fabricante/modelo
Automatizada
Tipo/acionamento
Relação 1ᵃ e última - [12] 12,79 e 0,78
Nº de marchas
Sistema elétrico
220Ah
Tipo de bateria
28V / 150A
Alternador
24V | (2x12V)
Tensão nominal
Embreagem
Bidisco, diâmetro 400 mm
Diâmetro do disco (mm)
Eixo Traseiro Motriz
MB HL2
Fabricante/modelo
i=4,30 / i=3,91* / =4,30
Relação de redução
Freios
Convencional + Top Brake
Freio de serviço
Freio de estacionamento eletrônico com ativação automática (2º, 3º e 4º eixos)
Freio de Estacionamento
Curta Estendida
Disponível