Features


Imagem 0 - Atego 3030 8x2 Plataforma
Atego 3030 8x2 Plataforma

Quem precisa de um caminhão versátil, indicado para o transporte intermunicipal e rodoviário de média e longa distância e, ao mesmo tempo,que possa circular com agilidade dentro das cidades, precisa conhecer o Atego 3030 8x2.

Atendendo ao segmento dos semipesados, esse caminhão já vem com o segundo eixo direcional instalado de fábrica, sendo totalmente sincronizado com o primeiro eixo dianteiro, o que proporciona mais confiabilidade, segurança e economia. Esse sistema oferece melhor dirigibilidade e manobrabilidade ao veículo como também aumenta a vida útil dos pneus.

Outro ponto positivo é que, tanto o 2º eixo direcional assim como o 2º eixo duplo, podem ser suspensos quando o caminhão está vazio.

O Atego 3030 8x2 tem PBT legal de 29 toneladas, mas sua capacidade técnica ultrapassa as 30 toneladas com uma carga útil elevada, além de ser um caminhão econômico, forte e durável, não importando qual seja a carga que você precisa transportar. É o veículo mais leve da categoria.

Devido à sua grande plataforma de carga, o modelo pode receber diversos tipos de implementos, desde baú, sider, tanque até silo, dentre outros. Dessa forma, o Atego 3030 8x2 é a solução ideal para transportadores de carga própria, autônomos, além de operadores logísticos e, especialmente, para atacadistas e distribuidores. A produtividade desse modelo pode ser comparada com caminhões extrapesados.

O Atego 3030 8x2 vem equipado com trem de força Mercedes-Benz. O motor de seis cilindros e 286 cv de potência proporciona ótimo desempenho e muita agilidade em cidades e estradas. O caminhão pode ser equipado com câmbio manual de nove marchas ou com o consagrado câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas, sem pedal de embreagem, que assegura ainda mais economia e conforto durante a operação.

Versões


Atego 3030 8x2 Plataforma

Atego 3030 8x2 Plataforma
Dimensões
3.174
Altura (mm)
(1⁰-2 ⁰ -3 ⁰ - 4 ⁰) : 2.350+2.245+1.250 / 2.350+3.037+1.250
Distância entre-eixos
15⁰ / 17⁰
Ângulo de entrada
36⁰ / 13⁰
Ângulo de saída
2.486
Largura (mm)
21.590 / 21.430
Carga útil máxima + equip
Peso
12.000 / 12.200
Eixo dianteiro
17.000 / 18.000
Eixo traseiro
23.000 / 24.100
Peso bruto total (PBT) - homologado
29.000 / 30.200
PBT com 3º eixo
Motor
MB OM 926 LA / PROCONVE P-7
Fabricante/modelo
6 cil. em linha
Nº de cilindros/cilindrada (cm³)
286 cv (210 kW) @ 2.200 rpm
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
1.250 Nm (127 mkgf) @ 1.100 - 1.200 rpm
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
BlueTec5
Sistema de Injeção
Transmissão
MB G 211-12 Mercedes PowerShift / ZF 9S 1310TD
Fabricante/modelo
Automatizada / Manual
Tipo/acionamento
Relação 1ᵃ e última - [12] 14,93 e 1,00 / [8+1] 12,73 e 1,00
Nº de marchas
Sistema elétrico
100Ah / 135Ah
Tipo de bateria
28V / 80A
Alternador
24V | (2x12V)
Tensão nominal
Embreagem
MB G 131-9 / MB G 211-12 Mercedes PowerShift
Fabricante/tipo
430mm
Diâmetro do disco (mm)
Eixo Traseiro Motriz
MB HL4-NR4
Fabricante/modelo
i=3,58(43:12)
Relação de redução
Freios
Convencional + Top Brake
Freio de serviço
Câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente
Freio de Estacionamento
Curta / Estendida / Leito Teto Baixo / Leito Teto Alto
Disponível

Atego 3030 8x2 Plataforma
Dimensões
3.174
Altura (mm)
(1⁰-2 ⁰ -3 ⁰ - 4 ⁰) : 2.350+2.245+1.250 / 2.350+3.037+1.250
Distância entre-eixos
15⁰ / 17⁰
Ângulo de entrada
36⁰ / 13⁰
Ângulo de saída
2.486
Largura (mm)
21.590 / 21.430
Carga útil máxima + equip
Peso
12.000 / 12.200
Eixo dianteiro
17.000 / 18.000
Eixo traseiro
23.000 / 24.100
Peso bruto total (PBT) - homologado
29.000 / 30.200
PBT com 3º eixo
Motor
MB OM 926 LA / PROCONVE P-7
Fabricante/modelo
6 cil. em linha
Nº de cilindros/cilindrada (cm³)
286 cv (210 kW) @ 2.200 rpm
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
1.250 Nm (127 mkgf) @ 1.100 - 1.200 rpm
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
BlueTec5
Sistema de Injeção
Transmissão
MB G 211-12 Mercedes PowerShift / ZF 9S 1310TD
Fabricante/modelo
Automatizada / Manual
Tipo/acionamento
Relação 1ᵃ e última - [12] 14,93 e 1,00 / [8+1] 12,73 e 1,00
Nº de marchas
Sistema elétrico
100Ah / 135Ah
Tipo de bateria
28V / 80A
Alternador
24V | (2x12V)
Tensão nominal
Embreagem
MB G 131-9 / MB G 211-12 Mercedes PowerShift
Fabricante/tipo
430mm
Diâmetro do disco (mm)
Eixo Traseiro Motriz
MB HL4-NR4
Fabricante/modelo
i=3,58(43:12)
Relação de redução
Freios
Convencional + Top Brake
Freio de serviço
Câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente
Freio de Estacionamento
Curta / Estendida / Leito Teto Baixo / Leito Teto Alto
Disponível